Maioria dos prefeitos eleitos tem curso superior

//Maioria dos prefeitos eleitos tem curso superior

No último domingo, dia 30, com a realização do segundo turno em algumas cidades, as eleições de 2016 chegaram ao fim. Na nossa região apenas na cidade de Volta Redonda, aconteceu o segundo turno que foi vencido por Samuca Silva (PV), que obteve 89.055 votos, ou seja, 54,64% dos votos válidos. E é justamente por ter concluído o processo eleitoral desse ano, o jornal A VOZ DA CIDADE fez um levantamento do nível de escolaridade dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos para o período de 2017 a 2020 nas cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda; onde foram eleitos dez prefeitos e vice-prefeitos e 134 vereadores.

Das dez cidades, os prefeitos eleitos em Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB); Pinheiral, Ednardo Barbosa (PMDB); Piraí, Luiz Antônio (PDT); Quatis, Bruno (PMDB); Resende, Diogo Balieiro (PSD); Rio Claro, José Osmar (PR); Volta Redonda, Samuca Silva (PV) possuem Curso Superior completo. O eleito em Barra do Piraí, Mário Esteves (PRB) declarou que não concluiu o Ensino Superior. Já os eleitos em Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu, e Porto Real, Jorge Serfiotis, ambos do PMDB, declaram terem concluído apenas o Ensino Médio.

Com relação aos vice-prefeitos, os eleitos em Barra Mansa (Fátima Lima), Barra do Piraí (João Camerano), Pinheiral (Sediene Maia), Porto Real (Ailton Marques), Quatis (Ralfen Teixeira), Rio Claro (Babton Biondi), Volta Redonda (Maycon Abrantes), declararam formação em Nível Superior. Já o de Itatiaia, Sebastião Mantovani, o Jabá, declarou que possui o Ensino Médio completo, o de Piraí, Chiquinho Perota, o Ensino Fundamental completo e o de Resende, o Ensino Fundamental incompleto.

Com relação aos vereadores eleitos, a escolaridade apresenta um percentual bastante significativo. Dos 134 eleitos nas cidades pesquisadas pelo A VOZ DA CIDADE, 49 deles possuem o Nível Superior completo (36,57%); sete com Superior incompleto (5,22%); com Ensino Médio completo são 53 (39,55%); sete com Ensino Médio incompleto (5,22%); Nove declararam o Ensino Fundamental Completo (6,72%); O percentual daqueles que declaram o Ensino Fundamental incompleto, também ficou em 6,72%.

Das cidades analisadas, a que possui o maior número de vereadores eleitos com formação superior completa é Volta Redonda, com dez eleitos (7,46%), na sequência, Barra do Piraí com nove (6,72%), Barra Mansa com oito (5,97%), Resende com seis eleitos (4,48%), Quatis e Rio Claro com quatro em cada cidade (2,99%) e Itatiaia, Pinheiral, Piraí e Porto Real com dois vereadores eleitos (1,49%).

Em 2012, dos dez prefeitos eleitos, seis tinham formação superior, um superior incompleto, dois o Ensino Médio completo e um declarou Ensino Fundamental incompleto. Quanto aos vereadores, com formação superior eram 50 (37,31%); Superior Incompleto eram seis (4,48%); Ensino Médio completo eram 45 (33,58%); Ensino Médio incompleto foram quatro (2,99%); Ensino Fundamental completo foram 20 (14,93%); Oito declararam Ensino Fundamental incompleto (5,97%) e um eleito declarou saber ler e escrever (0.75%).

O levantamento teve como base as informações fornecidas pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).